Crianças do CCA Estrela Nova recebem novas graduações na capoeira

Mais de 120 crianças e adolescentes, a maior delegação do evento entre as 20 instituições parceiras. Esta foi a participação do Movimento Comunitário Estrela Nova no Batizado e Troca de Cordas 2017, promovido pelo Grupo MultiplicArte Capoeira no Centro Poliesportivo Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra – SP.

O evento começou no dia 10 de novembro, com o espetáculo artístico “Diáspora Baobá” e o lançamento do livro “Encontro de Gerações”. No dia 11 de novembro, aconteceram as rodas de graduação com participação da garotada do Centro para Crianças e Adolescentes.

A troca de cordas acontece a cada dois anos, reunindo cerca de 1500 atletas que participam das oficinas de capoeira em parceria com o MultiplicArte. Neste dia, todos jogam capoeira com mestres e professores, a fim de demonstrar os conhecimentos adquiridos para subir de nível na modalidade. 

Este nível é representado por uma corda colorida. Os educandos do Estrela Nova receberam as cordas crua e amarela, crua e laranja, crua e azul e crua e verde, referentes à graduação infanto juvenil.    

Além dos atletas, cerca de cinco mil pessoas lotaram o ginásio para prestigiar o evento, entre famílias e amigos. Kátia Regiane da Silva, mãe atendida pelo Centro para Crianças e Adolescentes do Estrela Nova, conta como foi emocionante ver seus três filhos receberem suas novas cordas.  

“Foi tudo muito lindo e organizado. Sou eternamente grata ao CCA, ao MultiplicArte e ao professor Nagô pelo carinho, pela dedicação e por ensinarem – por meio da capoeira – que podemos respeitar o nosso próximo. Até 2019!”, agradece a mãe da Ana Júlia, do Luiz Fabiano e do Victor Adriano.

O Estrela Nova agradece ao professor Daniel Nagô, fundador do Grupo MultiplicArte Capoeira, pela importante parceria e pelo belo trabalho de cidadania realizado com a garotada, por meio do esporte. E, em especial, parabeniza todos os atletas que, com muito mérito, receberam suas novas graduações e mostraram como a capoeira faz diferença em suas vidas.