Estrela Nova chega aos 33 anos de fundação

Tudo começou com um mutirão aqui, outro ali, no início dos anos 1980. Melhorar o saneamento, a moradia, a educação e o trabalho eram o desejo de um grupo de moradores do Campo Limpo, obstinados a mudarem sua própria realidade. 

A mobilização foi tão grande, que logo precisaram de um espaço próprio e oficializado para manter tudo o que estava surgindo daquele movimento. Foi assim que, em 15 de julho de 1984, foi fundado o Movimento Comunitário Estrela Nova.

De lá para cá, passaram-se 33 anos e a organização social cresceu em uma proporção que aquele primeiro grupo nem imaginava. Hoje, eles apreciam o trabalho realizado a cada encontro anual dos fundadores, em um almoço de comemoração ao aniversário do Estrela Nova.

“Eu já fico esperando essa data, porque é muito gratificante encontrar a turma que começou a fundação junto com a gente. Foi tudo muito bom e o ano que vem estou aqui de novo”, afirma com alegria Maria Aparecida de Deus, de 71 anos. Naquele tempo, “Dona Cida” começou como cozinheira e cuidadora na creche, depois fez parte da coordenação e ainda trabalhou na padaria e em outras atividades de geração de renda. 

A cada ano, esse evento mostra sua importância, principalmente, porque os fundadores já se encontram com idade avançada e, infelizmente, não se sabe até quando eles poderão participar. De 2016 para 2017, o Estrela Nova perdeu três deles: Dona Conceição Siqueira, Seu Manoel Martins e Wilma Rodrigues.

O fundador José Ferreira da Conceição, morador do bairro há 48 anos, lamenta a perda dos amigos. “Para mim é uma honra ver o Estrela completar 33 anos, mas lamento de ver o grupo encolhendo. Antes, éramos um batalhão de gente e agora somos minoria”.

Do batalhão que Sr. Ferreira mencionou, ainda estava presente no encontro deste ano, acontecido no dia 07 de agosto, Dona Maria, Emi, Jos, Dona Cida, Dona Lourdes, Darcy e Cido. Além disso, outros amigos que acompanham o Estrela Nova há muito tempo também foram convidados. 

O Estrela Nova se sente lisonjeado por comemorar seu aniversário com pessoas tão especiais, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da comunidade e para o crescimento da instituição.

Para ver mais fotos, clique aqui!