A Pedagogia Waldorf no CEI Estrela Nova

Abordagem  pedagógica ainda pouco conhecida pelo grande público está em expansão no Brasil

O espaço é amplo e com forte presença da natureza. Boa parte dos brinquedos e móveis são de madeira e as bonecas, de pano. E no momento da contação de histórias, uma vela é posta no meio da sala e os olhos das crianças brilham ao apagarem a chama, conhecida por elas como “fadinha”. É através dessas observações do dia a dia do Centro de Educação Infantil Estrela Nova, que reconhecemos um pouco  a Pedagogia Waldorf.

Esse método pedagógico tem como fundador o filósofo austríaco Rudolf Steiner e foi introduzido pela primeira vez em 1919 na cidade de Stuttgart, Alemanha, com aulas para os filhos de operários de uma fábrica, a Waldorf-Astoria.

Brincadeira e aprendizagem caminham juntas.

Uma das principais características desta pedagogia é a visão humanística no desenvolvimento do ensino. Desde cedo as crianças são incentivadas a estimular os sentidos por meio de atividades corporais e artísticas e um contato mais íntimo com os elementos da natureza. A Pedagogia também propõe o respeito ao tempo de aprendizagem de cada criança, ou seja, as atividades são feitas de acordo com etapa de vida, dividido em setênios (períodos de 7 anos).

Na Creche é possível notar aspectos da Pedagogia Waldorf como, por exemplo, na dinâmica das refeições quando as crianças têm a oportunidade de acompanhar e participar do processo de produção do alimento através das aulas de culinária. Elas também realizam atividades que envolvem música e pintura e muitas vezes, é comum vê-las no jardim colhendo folhas e flores, o que evidencia o incentivo dado para fazer descobertas e aprimorar a sua curiosidade e imaginação.

A interação com a natureza ajuda no desenvolvimento integral da criança.

Os educadores do CEI também promovem dinâmicas que fomentam o agir, o pensar e o querer. Para Renata Alkmin, assessora pedagógica do CEI Estrela Nova, é importante também trabalhar as individualidades de cada criança. “A Pedagogia Waldorf vê cada ser humano como único, capaz de trazer algo único para o mundo”, diz a assessora.

Para que os fundamentos desta pedagogia sejam colocados em prática da melhor forma possível, é necessária uma formação específica que abrange os conceitos fundamentais deste método. “Depois da faculdade de pedagogia, esses profissionais se dedicam a estudar os fundamentos da Antroposofia, na qual a Pedagogia Waldorf é baseada. Durante o curso participam não só das aulas teóricas, como também de aulas de canto, pintura, escultura, desenho, movimento e teatro”, explica Alckmin.

Essa formação é constante para os profissionais da educação que atuam no CEI Estrela Nova. “O CEI conta também com a consultoria pedagógica para fortalecer nosso alicerce com o objetivo de enriquecer ainda mais os momentos de aprendizagem” diz Ivanilda Andrade, diretora da Creche.

Datas comemorativas

Música, canto , dança e o colorido da primavera.

A essência da Pedagogia Waldorf também se reflete nas comemorações e eventos realizados pelo Centro de Educação Infantil.

O planejamento anual das atividades da Creche tem como referência as estações do ano e a Festa da Primavera, por exemplo, marca o fechamento de um ciclo para o “renascer” de um tempo novo, onde a escuridão e o cinza dão lugar à luz e ao colorido.

Esse evento é um dos mais tradicionais do Estrela Nova e celebra não apenas a chegada das flores, mas também a “colheita” de toda aprendizagem adquirida ao longo do ano. Os espaços são enfeitados com vários ornamentos, as crianças usam coroas de flores e a música, as rodas de canto e as brincadeiras ficam ainda mais em evidencia no dia da celebração.

Começo

Atualmente o CEI Estrela Nova atende 133 crianças entre 0 e 4 anos de idade. Para entender o início da Pedagogia Waldorf no Estrela é preciso voltar no tempo, há mais ou menos 30 anos atrás.

Segundo Emi Schoenmaker, uma das fundadoras do Estrela Nova e atual conselheira honorária da Organização, a ideia de trabalhar a Pedagogia Waldorf surgiu através da observação do dia a dia dos moradores do bairro e da necessidade de buscar conteúdos direcionados para aquele contexto social. A presença das brincadeiras e festas tradicionais era forte e a necessidade de suprir a carência na alfabetização infantil.

“Na busca por uma metodologia que incluísse estes temas, encontramos a Pedagogia Waldorf, que fez sentido para a equipe do Estrela Nova”, conta Emi.

Com o objetivo de ajudar os educadores a entenderem a metodologia a ser implantada, foi criado um grupo de formação a partir do contato  com a Associação Comunitária Monte Azul e mais tarde  com o Instituto Olinto Marquês de Paula. O grupo passou a se reunir aos sábados com foco nos estudos sobre a primeira infância, mas as lições não pararam por aí, pois a formação para o aprimoramento dos conhecimentos é mantida até hoje.

Expansão

Segundo dados de 2019 da Federação de Escolas Waldorf no Brasil (FEWB), o país conta com mais de 17 mil alunos matriculados em Escolas Waldorf. Desse total, 70% representam os estudantes dos jardins de infância, 19% até o quinto ano, 6% até o oitavo ano, enquanto 5% representa o décimo segundo ano. O número de escolas teve um aumento de 200% nos últimos dez anos.

O estado de São Paulo concentra boa parte das escolas que utilizam a Pedagogia Waldorf. Para Renata Alkmin a expansão desse método nos centros urbanos, deve-se principalmente à preocupação dos pais para além da formação acadêmica. “Nas grandes cidades vivemos em um ambiente de correria e estresse. Cada vez mais os pais buscam escolas e pedagogias que atendam verdadeiramente as necessidades das crianças e não apenas o aspecto cognitivo e a aquisição de conhecimento”, diz Alckmin.

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