Estrela Nova: 37 anos de brilho!

Há quase quatro décadas, a instituição contribui para o desenvolvimento da comunidade.

Imagem de colaboradores do Estrela Nova reunidos, todos com camiseta azul e segurando bexigas nas cores azul e branca.

Mais um ano de história, de conquistas e de trabalho. O Movimento Comunitário Estrela Nova chega aos 37 anos de atuação com muito o que celebrar.

Apesar de ter sido instituída somente em 15 de julho de 1984, a entidade já começava sua trajetória desde o final da década de 1970, quando a região do Campo Limpo – zona sul de São Paulo – era considerada um bairro dormitório.

Não havia infraestrutura de saúde, cultura, esporte, educação e saneamento básico. Então, para mudar essa realidade, o casal Jos e Emi Schoenmaker – de origem holandesa, que chegou à região naquela época –, junto com outros moradores, começaram a se mobilizar em atividades como grupos de costura, recreação escolar e mutirões para canalização de esgotos e vielas.

Logo, a comunidade se preocupou em conquistar um espaço para que os bebês e crianças pudessem ficar, enquanto suas mães e pais trabalhassem.  Assim, num casebre do Jardim Helga, começou o atendimento da Creche.

Em seguida, o movimento sentiu a necessidade de buscar um espaço para ancorar e ampliar suas atividades. Foi quando, em 1984, na Rua João Bernardo Vieira, no Jardim Paris, um novo mutirão levantou o pequeno salão feito de madeira e tijolinhos de barro moldados pelos próprios moradores, para se tornar a Sede Institucional do Estrela Nova, onde é localizada até hoje.

Montagem com três fotos, sendo a primeira delas de um mutirão realizado com a comunidade na década de 80, a foto seguinte é da primera sede do Estrela Nova, feita com madeiras onde as crianças estão apoiadas. E a terceira da primeira turma de crianças da escolinha.
Mutirão no bairro/ Primeira Sede/ Primeira turma de crianças

Protagonismo Comunitário

A partir do Estrela Nova, houve um desenvolvimento generalizado na comunidade.

Além do atendimento de crianças e adolescentes no contraturno escolar, a entidade começou a mobilizar recursos para construir espaços que atendiam a outras necessidades, como uma padaria, um ambulatório médico e um local de acesso a computadores – que se tornou o atual Telecentro.

O tempo foi passando, o atendimento e os prédios foram sendo ampliados e as parcerias foram agregando forças. Até que, em 2001, aconteceu um grande marco: a captação internacional para o Projeto Jovens em Movimento.

A partir dele, foi possível intensificar as ações com a juventude e atender outras demandas, como a construção de uma quadra poliesportiva, a realização do Projeto CRER para pessoas com necessidades especiais e dois cursos profissionalizantes: Oficio Moda e Recreação e Lazer.

A década de 2000 ainda reúne outros grandes feitos para o Estrela Nova, como o início do evento O Prato é Seu, a aquisição da Casa dos Voluntários e a inauguração da Unidade Básica de Saúde do Jardim Helga – política pública conquistada pela instituição.

Tempos atuais

Nos últimos 10 anos, houve muitas reestruturações no Estrela Nova. Alguns projetos se encerraram, outros começaram – como o Plantão Psicológico – e outros foram ampliados, a partir de novos direcionamentos estratégicos para atender as demandas mais emergentes da comunidade.

Esse período também foi marcado pelos cursos de Culinária e Cuidadores de Idosos, pelo funcionamento do Centro para Juventude, pela tão sonhada cobertura da quadra poliesportiva e pelo início das celebrações do Poste da Paz, que se tornou tradição no Estrela Nova.

E por falar em tradições, não há como esquecer do mais famoso e tradicional evento da região: a Festa Junina, promovida pelo Estrela Nova desde 1985, nas ruas do seu entorno. E, também, a comemoração de aniversário da entidade, reunindo seus fundadores em um agradável almoço.

Almoço esse que está sendo muito aguardado por todos, já que desde o ano passado ele não acontece devido a pandemia de Covid-19. A comemoração, no entanto, se mantém firme.

Montagem de três imagens, a primeira da quadra do Estrela Nova com apresentação de capoeira, a segunda uma criança com roupa típica de festa junina e uma lanterna e a terceira a imagem do bolo de comemoração dos 37 anos
Inauguração da cobertura quadra/ Festa Junina 2021/ Aniversário 37 anos

Assim como em 2020, no último dia 15 de julho, os colaboradores se reuniram virtualmente para celebrar os 37 anos do Estrela Nova. Tudo com direito a parabéns, bolo de aniversário – entregue também aos fundadores, diretores e conselheiros –, músicas, sorteios e muita emoção.

“É lindo ver o percurso que o Estrela Nova trilhou, a história que construiu e o empenho e apoio de todos os envolvidos em lutar pela sua continuidade. Para nós, o sentimento é de gratidão, por fazer parte de um projeto encantador como esse, que acolhe e ajuda a comunidade ao redor”, afirmam as professoras do Centro de Educação Infantil, integrantes da comissão organizadora do evento.

Diante dessa história, o Estrela Nova se orgulha por todas as conquistas alcançadas e por todas as vidas e famílias que ajudou a transformar, graças ao valioso apoio de tantas pessoas e parcerias, que em todos esses anos contribuem para manter o nosso brilho!

whatsapp