A Festa Junina do Movimento Comunitário Estrela Nova é tradição. Todo ano, colaboradores, voluntários, crianças e comunidade esperam por essa época: de organização, de ensaios, de decoração… Tudo para a grande festança na rua!
Sempre foi assim, em 35 anos. Mas, devido a situação de pandemia, esse é o segundo ano consecutivo que a festa não acontece. Pelo menos, não como de costume. Ela foi adaptada para o virtual e ganhou um novo significado: o de resistir, levando luz e alegria ao lar de muitas famílias.
Conforme manda a tradição, as edições desse ano não poderiam ser diferentes. Teve decoração, roupas à caráter, músicas típicas, quitutes juninos, brincadeiras e até a famosa Caminhada da Lanterna.
Trabalho coletivo
Para que tudo isso acontecesse, houve uma mobilização geral. No início do mês de junho, durante a entrega de cestas básicas para as famílias, as equipes dos Núcleos de atendimento também entregaram kits de materiais diversos para a confecção de bandeirinhas, lanternas, balões e outras peças que pudessem decorar o ambiente familiar e, assim, todos entrassem no clima da festa.
Nos dias dos eventos, as famílias também foram presenteadas com as comidas típicas que normalmente são feitas para a festa na rua: canjica, arroz doce, milho, cuscuz, bolos e doces preparados pelas equipes de apoio, com a ajuda de voluntários. Foi uma alegria só!
“O Estrela Nova arrasou! Essa é a melhor organização que eu conheço. Minhas filhas curtiram muito participar da festinha e os mimos que vocês nos entregaram estavam deliciosos”, contou Aline da Silva, mãe atendida pela Creche.
Tradição garantida
No Centro de Educação Infantil (CEI), o Arraiá aconteceu no dia 18 de junho, em dois momentos: no período da manhã de forma remota, com as famílias e crianças que estavam em suas casas e, no período da tarde, com as turmas do atendimento presencial.
Todo o espaço da creche estava decorado e cada turminha preparou uma apresentação especial para compartilhar com as famílias. Teve a história da Menina da Lanterna, junto com a Caminhada, um grande baile com música ao vivo, sorteios e até pescaria.
Um dia depois, no dia 19 de junho, foi a vez da Festa Junina no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA). Com a participação das famílias de forma virtual, o evento aconteceu no período da tarde, com sorteios, apresentações das decorações que cada família confeccionou, vídeos de retrospectiva de festas anteriores e muita alegria.
E, com o cair da noite, aconteceu a tradicional Caminhada das Lanternas. As luzes das casas se apagaram e, pelas telas de computador e celular, o que se via era apenas as velinhas das lanternas acessas, acompanhadas do coro “Eu vou com a minha lanterna…”.
Foi um momento muito especial, segundo os educadores do CCA, por conseguirem preservar esse acontecimento mesmo em meio à pandemia. Eles perceberam o quanto as famílias e as crianças se empolgaram e se dedicaram para tudo acontecer.
“Gostaria de agradecer pela iniciativa da Festa Junina. Meu filho se divertiu muito, arrumou a mesa, chamou os avós para comer… Foi muito bacana! E as comidinhas estavam uma delícia, tudo de primeira!”, agradeceu Jaqueline, mãe atendida pelo CCA.
E, para finalizar as comemorações com chave de ouro, no dia 25 de junho foi a vez dos colaboradores, diretores, conselheiros e alguns voluntários do Estrela Nova aproveitarem a festança junto com suas famílias. Os mesmos kits de decoração e comidas juninas foram entregues a eles e, no período da noite, todos se reuniram virtualmente para cantar, brincar e confraternizar.
Por todos esses momentos especiais, o Estrela Nova agradece a cada um: colaboradores, parceiros, voluntários, crianças, adolescentes e famílias que contribuíram para manter viva a tradição junina na comunidade.
Confira mais fotos do evento em nossas mídias sociais!
- Instagram (instagram.com/estrelanovamc)
- Facebook (facebook.com/pg/EstrelaNovaMC).