Estrela Nova mantém tradição e realiza Festa Junina virtual

Em meio à pandemia, a alternativa foi levar a experiência da rua para o ambiente familiar

A Festa Junina do Movimento Comunitário Estrela Nova é tradição. Todo ano, colaboradores, voluntários, crianças e comunidade esperam por essa época: de organização, de ensaios, de decoração… Tudo para a grande festança na rua!

Sempre foi assim, em 35 anos. Mas, devido a situação de pandemia, esse é o segundo ano consecutivo que a festa não acontece. Pelo menos, não como de costume. Ela foi adaptada para o virtual e ganhou um novo significado: o de resistir, levando luz e alegria ao lar de muitas famílias.

Conforme manda a tradição, as edições desse ano não poderiam ser diferentes. Teve decoração, roupas à caráter, músicas típicas, quitutes juninos, brincadeiras e até a famosa Caminhada da Lanterna.

Trabalho coletivo

Para que tudo isso acontecesse, houve uma mobilização geral. No início do mês de junho, durante a entrega de cestas básicas para as famílias, as equipes dos Núcleos de atendimento também entregaram kits de materiais diversos para a confecção de bandeirinhas, lanternas, balões e outras peças que pudessem decorar o ambiente familiar e, assim, todos entrassem no clima da festa.

Montagem de fotos com três imagens na primeira linha, de potes de arroz doce, saquinhos com milho de pipoca e potes cm pedaços de bolo de milho. A imagem da segunda linha há uma família composta pela mãe, uma adolescentes e uma criança. Ambas estão segurando a sacola com kits da festa junina.
Alguns do itens que compunham os kits juninos, entregues para as famílias.

Nos dias dos eventos, as famílias também foram presenteadas com as comidas típicas que normalmente são feitas para a festa na rua: canjica, arroz doce, milho, cuscuz, bolos e doces preparados pelas equipes de apoio, com a ajuda de voluntários. Foi uma alegria só!

“O Estrela Nova arrasou! Essa é a melhor organização que eu conheço. Minhas filhas curtiram muito participar da festinha e os mimos que vocês nos entregaram estavam deliciosos”, contou Aline da Silva, mãe atendida pela Creche.

Tradição garantida

No Centro de Educação Infantil (CEI), o Arraiá aconteceu no dia 18 de junho, em dois momentos: no período da manhã de forma remota, com as famílias e crianças que estavam em suas casas e, no período da tarde, com as turmas do atendimento presencial.

Todo o espaço da creche estava decorado e cada turminha preparou uma apresentação especial para compartilhar com as famílias. Teve a história da Menina da Lanterna, junto com a Caminhada, um grande baile com música ao vivo, sorteios e até pescaria.

Montagem com quatro imagens da festa junina da creche. A primeira é a tela de um celular, com os participantes da festa virtual. Em seguida, uma imagem do pátio da creche decorado, onde as crianças estavam reunidas com as professoras. Abaixo, está uma foto de pai e filho em casa, com a decoração entregue no kit e ao lado uma foto de crianças brincando de pescaria na creche.
Imagens da Festa Junina no CEI Estrela Nova

Um dia depois, no dia 19 de junho, foi a vez da Festa Junina no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA). Com a participação das famílias de forma virtual, o evento aconteceu no período da tarde, com sorteios, apresentações das decorações que cada família confeccionou, vídeos de retrospectiva de festas anteriores e muita alegria.

E, com o cair da noite, aconteceu a tradicional Caminhada das Lanternas. As luzes das casas se apagaram e, pelas telas de computador e celular, o que se via era apenas as velinhas das lanternas acessas, acompanhadas do coro “Eu vou com a minha lanterna…”.

Foi um momento muito especial, segundo os educadores do CCA, por conseguirem preservar esse acontecimento mesmo em meio à pandemia. Eles perceberam o quanto as famílias e as crianças se empolgaram e se dedicaram para tudo acontecer.

Montagem com quatro fotos. A primeira delas aparecem dois meninos em sua casa, vestidos a carater. Ao lado, está a foto de uma família reunida. Abaixo, a imagem de um menino com sua lanterna acessa. Ao lado, está a imagem de uma menina e um menino ao lado de uma mesa enfeitada.
Imagens da Festa Junina no CCA Estrela Nova

“Gostaria de agradecer pela iniciativa da Festa Junina. Meu filho se divertiu muito, arrumou a mesa, chamou os avós para comer… Foi muito bacana! E as comidinhas estavam uma delícia, tudo de primeira!”, agradeceu Jaqueline, mãe atendida pelo CCA.

E, para finalizar as comemorações com chave de ouro, no dia 25 de junho foi a vez dos colaboradores, diretores, conselheiros e alguns voluntários do Estrela Nova aproveitarem a festança junto com suas famílias. Os mesmos kits de decoração e comidas juninas foram entregues a eles e, no período da noite, todos se reuniram virtualmente para cantar, brincar e confraternizar.

Por todos esses momentos especiais, o Estrela Nova agradece a cada um: colaboradores, parceiros, voluntários, crianças, adolescentes e famílias que contribuíram para manter viva a tradição junina na comunidade.

Confira mais fotos do evento em nossas mídias sociais!

whatsapp