Estamos vivendo uma crise sem precedentes no Brasil. Com a pandemia de Covid-19, as desigualdades ficaram muito mais expostas e as comunidades periféricas se tornaram ainda mais vulneráveis.
Na região do Campo Limpo, onde o Movimento Comunitário Estrela Nova atua, não foi diferente. É por isso que, desde o ano passado, a nossa prioridade tem sido amparar as famílias e a comunidade do nosso entorno.
Com a ajuda de muitas pessoas e parceiros, o ano de 2020 foi superado e, agora, estamos trabalhando para fazer o mesmo em 2021. A boa notícia é que metade do objetivo já foi alcançado!
Nesse primeiro semestre, com a Campanha “Fome! Não deixe ela ficar”, o Estrela Nova – junto com todos seus apoiadores – fez com que 50 mil itens alimentícios chegassem à mesa das 315 famílias de nossas crianças e adolescentes e de outras centenas de famílias da comunidade.
Só de arroz e feijão foram mais de 9 mil itens, somando 28 toneladas. De óleo e leite, foram 11 mil litros, dentre outros tantos alimentos. Para a higiene pessoal e da casa, entregamos mais de 23.600 itens, como papel higiênico, sabonete, água sanitária e sabão em pó, além de 1.800 máscaras.
Gregory, pai de crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil (CEI), agradece: “Em meio à situação que estamos vivendo, saber que nossos filhos não dormirão com o estômago vazio é um alívio e um motivo de orgulho de todos que fazem parte e contribuem com essa ação, cada um da forma que pode. Obrigado!”.
Para além do básico
A campanha do Estrela Nova foi tão mobilizadora, que nós conseguimos oferecer ainda mais do que os itens essenciais para as famílias atendidas pelos Núcleos.
Junto com as cestas, mandamos materiais como tinta, papel, argila, lápis de cor, livros e ingredientes de culinária, para enriquecer as atividades de nossas crianças e adolescentes e para que o desenvolvimento, as descobertas e aprendizagens não fossem interrompidos.
E, para fechar o semestre com chave de ouro, também proporcionamos às famílias um gostinho da nossa Festa Junina. Foi uma grande festança virtual, com direito a bandeirinhas, lanternas, balões e quitutes típicos entregues a cada família, para que juntos pudéssemos manter viva essa tradição.
“As famílias relatam que fazer as atividades do Estrela Nova tem sido uma diversão para as crianças e uma forma de aliviar a pressão que esse contexto tem causado”, explica Maria de Fátima dos Santos, assistente técnica do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA). E, acrescenta: “No período junino, então, todos ficaram muito empolgados e se envolveram para que a nossa festa fosse linda. Foi muito bacana!”.
De maneira muito especial, o Estrela Nova agradece a todas as pessoas, empresas e instituições que, de alguma forma, têm contribuído com a nossa campanha. E aproveitamos para reforçar nosso pedido de apoio para que continuem nos ajudando, convidando outras pessoas e mantendo essa corrente de solidariedade nos próximos meses.