Nossas Estrelas: Aline Pigozzi

Ela foi criança atendida pela Estrela Nova e hoje é responsável pela área de comunicação da entidade

Algumas pessoas têm seu emprego como uma segunda casa, não pelo tempo que passam fora do lar, mas por todo carinho e apreço em anos de convivência. Aline Pigozzi da Costa é uma delas que, aos 26 anos, já acumula 18 de envolvimento com o Movimento Comunitário Estrela Nova.

De criança atendida à responsável pelo setor de Comunicação da instituição, Aline só tem a agradecer por todo o aprendizado adquirido na organização.

A afeição pelo Estrela Nova é de família: avó, mãe, pai e irmão já participaram e participam de várias atividades e projetos. Foi pela sua mãe, Márcia Costa, que Aline teve o primeiro contato com a instituição, em 2000, aos oito anos de idade. Enquanto a mãe trabalhava orientando a comunidade nos cursos de informática (atual Telecentro), Aline frequentava as atividades do Centro de Juventude (CJ), como era chamado na época.

Quando adolescente, fez oficinas de mosaico, grafite e ingressou no Projeto Desvendar, em 2006, que tinha como foco o desenvolvimento de lideranças comunitárias. Dois anos mais tarde, quando cursava o segundo ano do colegial, foi convidada pela coordenadora geral do Estrela Nova, Emi Schoenmaker, a trabalhar como sua assistente.

Ainda sem saber o que fazer de faculdade, a jovem Aline conheceu a jornalista Silvia Cavalcante, colaboradora do Estrela Nova na época, e se interessou pelo trabalho que realizava. Com isso, a organização lhe proporcionou participar de um projeto sobre comunicação para o desenvolvimento do Terceiro Setor, promovido pela Corrente Viva. E, assim, Aline descobriu sua vocação: o jornalismo.

Durante o período que cursou a faculdade, Aline aproximou-se do setor de comunicação do Estrela Nova e foi desenvolvendo, aos poucos, as funções da área. Com a conclusão do curso, assumiu completamente as demandas de comunicação. Versátil, Aline acompanha todos os projetos e eventos do Estrela Nova e é responsável por matérias, fotografias, site, redes sociais, relacionamento com parceiros, entre outras demandas.

Ela considera com orgulho que o projeto mais marcante que esteve à frente foi a campanha de financiamento coletivo para reforma da quadra, que aconteceu em 2013. Foram dias exaustivos de trabalho, que resultaram de forma positiva em R$ 20 mil arrecadados.

Para Aline, o Estrela Nova é sinônimo de desenvolvimento. “As pessoas que passam por aqui e conseguem aproveitar o que o Estrela Nova oferece, conseguem se desenvolver muito bem. (…) E isso é muito legal. O Estrela é esse refúgio pra quem quer um novo caminho.”

Nos 18 anos de envolvimento com a Instituição, sendo 10 anos como colaboradora, Aline se diverte com o fato de sua vida estar atrelada ao Estrela Nova; por ter crescido nos corredores da organização e pela família sempre presente nas atividades. Além de também ser um lugar casamenteiro: conheceu o noivo dentro da Instituição.

“É um carinho muito grande que eu tenho por esse espaço. Está envolvido na minha vida de várias formas, é muito especial para mim”, enfatiza.

O Estrela Nova agradece à Aline Pigozzi por toda dedicação, amizade e por todo carinho oferecido à organização, aos colaboradores e à comunidade.

whatsapp