“Promover ações socioeducativas e de cidadania com a comunidade”, essa é a missão do Movimento Comunitário Estrela Nova. E para garantir que ela se concretize, uma importante rede de ações foi construída ao longo desses 36 anos de história.
O acompanhamento das famílias que trazem seus filhos para serem atendidos pelo Centro de Educação Infantil (CEI) ou Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) é uma dessas ações, porque sabemos que a família tem um papel fundamental para o desenvolvimento dos educandos.
Então, para garantir um trabalho efetivo, estendemos a nossa atenção às famílias para que elas fortaleçam seus laços afetivos, se apropriem dos seus direitos e sejam uma importante base para o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes.
Espaço de acolhida
O vínculo entre as famílias e o Estrela Nova é iniciado, na maioria das vezes, pela Creche, onde se promove a atenção à primeira infância com as crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.
Desde o primeiro dia de aula dos pequenos, o Núcleo começa a se aproximar das famílias e a conhecer suas realidades. “Nós escutando suas demandas, damos orientações e oferecemos meios para que elas participem ativamente da rotina na Creche e dos eventos do Estrela Nova. Assim, conseguimos estreitar nossos vínculos e nutrir uma confiança mútua”, explica a coordenadora pedagógica do CEI, Renata Santos de Souza.
A partir dessa construção de laços, quando as crianças completam 06 anos de idade, muitas famílias voltam para que o desenvolvimento de seus filhos continue no CCA, onde eles podem ficar até os 14 anos e 11 meses. E, assim, o relacionamento com as famílias se mantém, uma vez que o Estrela Nova sempre está de portas abertas para acolhê-las.
“Ultimamente, as pessoas estão sentindo muita necessidade de conversar sobre seus medos. E as crianças e os adolescentes estão descobrindo novos sentimentos e sensações que precisam de acompanhamento”, conta Maria de Fátima Melo, assistente técnico social do CCA que atende as famílias por meio da escuta ativa e de visitas domiciliares – que, atualmente, estão suspensas devido a pandemia.
A propósito, apesar das múltiplas dificuldades desse período, o distanciamento não abalou os vínculos já construídos. Os núcleos do Estrela Nova têm aproveitado a tecnologia para promover atividades diferentes, como ações de integração entre familiares dentro de casa, pesquisas e festas virtuais, além dos atendimentos remotos.
É por isso que Geralda Botelho, mãe do pequeno Davi, agradece: “Somos beneficiados com amor, amizade, generosidade, bondade e compaixão. Nosso sentimento é de gratidão pelo cuidado que o Estrela Nova tem com as nossas famílias”.
Trabalho em muitas mãos
Para amparar todo esse trabalho com as famílias, o Estrela Nova conta com muitos parceiros.
São pessoas envolvidas desde o planejamento pedagógico, como as orientações de Renata Alkmim e Emi Shcoenmaker, até o atendimento assistencial e de saúde, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Campo Limpo, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campo Limpo, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Helga, o Conselho Tutelar da região e o Plantão Psicológico – serviço oferecido pelo Estrela Nova.
Além disso, desde o início da pandemia, a entidade vem promovendo campanhas de apoio às famílias que foram impactadas pela crise que se instalou no país. Como forma de ampará-las nesse momento, o Estrela Nova tem arrecadado com pessoas físicas, empresas e instituições itens essenciais de alimentação, higiene e limpeza, além de materiais para que as crianças e os adolescentes realizem atividades diversificadas e com qualidade em suas casas.
Toda essa atuação, somado aos esforços desde o início do movimento, tem tornado o Estrela Nova uma referência no protagonismo comunitário e no atendimento às famílias da região. É por isso que, hoje, atendemos filhos de pais e mães que foram nossas crianças há 20 ou 30 anos.
Essa é a nossa grande alegria! Acompanhar o desenvolvimento das pessoas e suas famílias, saber que fizemos a diferença na vida delas e que construímos um forte vínculo de afeto, segurança e confiança! Quer apoiar o nosso trabalho? Clique aqui e saiba como ajudar!