Nos últimos dias 18 e 19 de dezembro, o Centro de Educação Infantil do Movimento Comunitário Estrela Nova realizou uma cerimônia simbólica para 48 crianças dos minigrupos II A e B, que completaram 04 anos de idade e encerraram seu ciclo na creche.
Foi uma celebração intimista e cheia de significados, que contou com a participação dos familiares de nossos pequeninos. Diferente dos anos anteriores, em que a turma recebia capelos e diplomas como uma formatura, agora a comemoração ganhou um novo sentido.
Um grande arco de flores simbolizou a passagem para uma nova etapa da vida, num movimento que as professoras faziam de passar com as crianças pelo arco ao encontro de seus pais.
Segundo a professora do minigrupo II A, Michelle Costa, esse rito representa o findar da participação delas na vida das crianças, devolvendo à família a responsabilidade que um dia foi lhes dada. “Foi um privilégio acompanhá-los. Apesar de eles estarem grandinhos, eu continuo os vendo como aqueles bebês que nós acolhemos há quatro anos”, falou emocionada.
Cada família ainda recebeu um vasinho de flores, representando a sementinha que as professoras plantaram no coração de cada criança e que brotou durante todo esse período de convivência na creche.
Em homenagem aos pais e familiares, as turminhas apresentaram músicas natalinas, com direito a acompanhamento ao vivo e coreografias. Ao final da cerimônia, todos foram convidados para se confraternizarem em um café comunitário.
Keila Lima, mãe da pequena Stefany Rocha, já participou das formaturas de outros filhos e gostou muito da nova configuração, que trouxe mais simplicidade e significado. E se diz grata pelo cuidado que a creche teve com o desenvolvimento de sua filha: “Eu só tenho a agradecer, porque minha filha evoluiu muito nesse período e eu espero que ela continue nesse mesmo ritmo por onde ela for”, completou.
O Estrela Nova agradece às famílias que sempre estiveram presentes durante esse ciclo e a todos os colaboradores pela dedicação para com nossos pequeninos. E, de modo especial, deseja às nossas eternas crianças um novo caminho de muitas alegrias.