No dia 15 de julho, o Movimento Comunitário Estrela Nova completou 34 anos desde a sua fundação. Para comemorar a data e lembrar dos primeiros passos da instituição para chegar aos projetos que são conhecidos hoje, fundadores, amigos e membros da diretoria e conselho participaram de um tradicional almoço.
Uma vez ao ano, os fundadores e demais colaboradores reúnem-se em volta de uma mesa para um almoço especial preparado pela organização. Neste ano, o encontro aconteceu no último 17 de julho, numa tarde de celebração e resgate de memórias.
A abertura do evento aconteceu com o coral formado pelos colaboradores do Estrela Nova, que se apresentou pela primeira vez em público para homenagear os fundadores, embalando a todos com as músicas “Baião de Nina” e “Cirandeiro”.
Maria Martins Rosa, de 75 anos, carinhosamente chamada de Tia Tê, foi uma das mulheres que participaram do nascimento do Estrela Nova, além de também ter feito parte do primeiro grupo de professoras da escolinha. Empolgada com a cantoria, juntou-se ao coral e conduziu a música que, por muitos anos, fez parte da sua relação com as crianças da instituição: “A menina da Lanterna”.
Enquanto o coral cantava ao seu comando, Tia Tê se emocionou ao recordar os velhos tempos, comovendo a todos. Saudosa, ela comentou: “O Estrela Nova cresceu! Tivemos momentos bons e momentos muito difíceis, de tanto esforço que trabalhamos, mas estou feliz de ver o que eu vejo hoje”.
Decorada com flores e bexigas, a varanda da instituição ficou repleta de sorrisos: dos fundadores Emi, Jos, Dona Cida, Dona Lourdes, Darcy, Cido e Tia Tê; dos conselheiros Lucio Costa, Sidney da Silva e Tessy Hatzschel; e dos demais amigos como Lourdes Pigozzi, Márcia Costa, Sandra Martins, Cátia de Souza e Vinícius Veríssimo.
É nesse momento de reencontros, bate papo, recordações e até emoções, que se renova a ideia por de trás de toda mobilização acontecida no início dos anos 80: a união, o amor e a ajuda ao próximo.
O Estrela Nova agradece aos fundadores pela força e dedicação com que trabalharam para que a organização nascesse. E também agradece aos atuais colaboradores, diretores, conselheiros e amigos, que dão continuidade e fortalecem esta importante iniciativa.