Estrela Nova celebra 35 anos de fundação resgatando suas origens

Para comemorar esse grande marco, foi necessário mais de uma semana de ações festivas

Este é um novo ano para o Movimento Comunitário Estrela Nova. Nova identidade visual, novo site, novos desafios e nova idade: 35 anos!

Em 15 de julho de 1984, iniciava-se oficialmente um movimento de moradores em busca de melhorias em sua qualidade de vida. Movimento este que não imaginava o impacto que causaria por tantos anos, a tantas pessoas.

Até que chegou 2019 e, com ele, 35 anos de história do Estrela Nova. Para relembrar essa história, nada melhor do que reunir as pessoas que iniciaram esse trabalho há mais de três décadas e as que vieram depois, para cuidar desse legado ao longo dos anos. Foi isso o que aconteceu nos dias de comemorações, que se iniciaram em 28 de junho e se estenderam até 15 de julho.

Nos dias 28 e 29 de junho, o Estrela Nova realizou um grande mutirão comunitário, em memória à sua origem na década de 1980, quando os moradores se reuniam para revitalizar o bairro. Dessa vez, a proposta do mutirão – que aconteceu simultaneamente no CEI e no CCA – era restaurar os espaços da ONG com a participação de crianças, famílias e moradores da região. Cerca de 100 pessoas participaram e foi um sucesso!

Em seguida, uma semana inteira foi dedicada à comemoração, cada dia com um núcleo de atendimento do Estrela Nova, começando pelo Núcleo Família e Comunidade, no dia 02 de julho. Uma prazerosa e saudosa roda de conversa foi formada por alunos e ex-alunos, de diversas épocas, que contaram suas experiências e como o Estrela Nova contribuiu em suas vidas.

Para marcar esse dia, foi aberta uma exposição de fotos com a trajetória desses 35 anos. Também foi formada a “árvore genealógica”, em formato de estrela, com os nomes de cada pessoa que passou pelos projetos oferecidos pela ONG durante esses anos.

No dia 03 de julho, foi a vez do Telecentro realizar uma roda de conversa com ex e atuais colaboradores do núcleo, resgatando a história desde o seu início em 1999. Depois, a criançada se divertiu num torneio online de “Super Tux”, com direito a premiações.

O terceiro dia da semana comemorativa ficou por conta do Centro de Educação Infantil, que proporcionou uma tarde de oficinas de pintura, horta, culinária e costura para as crianças e suas famílias. Antes disso, o CEI recebeu as presenças especiais de algumas fundadoras, que contaram a história de luta pela construção da creche na década de 80.

No dia 05 de julho, o Centro para Crianças e Adolescentes conduziu as comemorações, com a presença de ex gestores e educadores contando suas experiências durante o período que passaram pelo núcleo. Também foi apresentado, pela primeira vez, três pequenos filmes produzidos pelos adolescentes nas oficinas de educomunicação e, também o maculelê, já tradicional pela capoeira.

No domingo, 07 de julho, aconteceu o encerramento da semana de comemorações com um Jogo da Amizade, promovido pelo time de colaboradores do Estrela Nova e o time do Tuca, de moradores da comunidade. Foi uma manhã divertida, com direito a troféu, medalhas, bandeiras e pose de seleção.

E finalmente para coroar esse período de festas, no dia 15 de julho – dia do aniversário do Estrela Nova – aconteceu o tradicional almoço dos fundadores. Para tornar esse momento mais especial, o Coral Estrela Nova, formado por colaboradores, realizou uma apresentação muito animada para todos os convidados.

O Estrela Nova agradece a todos que participaram dessa grandiosa comemoração, seja família, convidado ou colaborador, e reforçaram a importância desse espaço na vida de tantas pessoas.
Viva o Estrela!

whatsapp