Saúde e meio ambiente são temas de intervenção na comunidade da Estrela Nova

O objetivo da intervenção foi conscientizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos

No último dia 30 de novembro, os educandos do Centro para Criança e Adolescente (CCA) do Movimento Comunitário Estrela Nova foram protagonistas de uma grande ação. Eles deram mais cor à comunidade por meio do grafite, em uma ação para revitalizar o muro no entorno da quadra poliesportiva da organização.

Esse foi o resultado de uma importante articulação que começou ainda no primeiro semestre do ano, para resolver o problema de descarte irregular de resíduos que acontecia no local.

O Estrela Nova, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Helga, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis e a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Campo Limpo, pensaram numa série de ações para conscientizar a comunidade.

A limpeza e pintura do muro foi uma delas, que começou com as oficinas de grafite para os educandos do CCA Estrela Nova, na intenção de que eles fossem os próprios artistas e atribuíssem mais valor ao espaço. Os desenhos coloridos são frutos das reflexões sobre preservação do meio ambiente, diversidade e respeito.

Para os adolescentes foi algo admirável, como expressou Rafaela Martins, de 13 anos: “Foi muito bacana sair da sala e fazer uma atividade diferente, em defesa do meio ambiente”. Stephany Caroliny Santos, de 12 anos, completou: “Na verdade, foi muito melhor do que fazer um desenho no papel, porque aqui no muro todos podem ver a nossa arte”.

As ações organizadas pela UBS e UVIS foram as exposições abertas para a comunidade sobre mini cisterna, abordando a importância do correto armazenamento de água. E também sobre as arboviroses (doenças transmitidas por insetos) e animais sinantrópicos (que interagem de forma negativa com a população humana e representam riscos à saúde pública).

“As crianças e o público em geral nos cativa com seu interesse e sua preocupação sobre o assunto. Isso nos motiva a continuar essa ação educativa e saudável”, comentou William Gomes, Agente de Zoonoses.

O Estrela Nova agradece a parceria com os órgãos públicos, que possibilitou essa importante intervenção na comunidade em prol da saúde e do meio ambiente. E parabeniza os adolescentes que colocaram a mão na massa e avivaram o espaço com suas belas artes.

whatsapp