Arte, beleza e união

Muito além de uma obra de arte, o mosaico do Estrela Nova é resultado de um trabalho em equipe

Quem chega na sede do CCA Estrela Nova logo  se depara com uma surpresa: um grande mosaico colorido com mais de 10 metros feito com peças de cerâmica que formam uma linda paisagem com árvores, flores, frutos, pássaros, borboletas e vários outros elementos.

A obra demorou cerca de um mês para ser finalizada e o processo de construção e montagem envolveu a participação de várias pessoas: crianças, educadores e colaboradores tiveram a oportunidade de deixar sua marca.

O projeto foi idealizado por Jaana Bombin, artista plástica finlandesa, e contou com o apoio financeiro da organização The Arts Promotion Center Finland e dos parceiros Rede Corrente Viva, Lucia Ramenzoni, Regina Esher e Arnaldo Eijsink.

Emi Schoenmaker, fundadora e Conselheira Honorária do Estrela Nova, esteve junto na idealização e execução do projeto.

Jaana e Emi auxiliaram e orientaram os educadores e seus educandos antes mesmo da ideia sair do papel. Foram trabalhados temas como: o que uma planta precisa para viver? O que podemos encontrar no jardim do Estrela Nova?

Cada turma escolheu e ficou responsável por desenvolver uma parte do trabalho. Alguns educandos fizeram flores, outros frutos e assim por diante. O resultado final é motivo de muito orgulho, sendo uma metáfora do próprio símbolo do Estrela Nova: um trabalho construído com muitas mãos.

Quem é Jaana Bombin?

Cerca de 10700 Km separam o Brasil da Finlândia, mas essa distância não foi empecilho para Jaana Bombin.

Não foi uma viagem qualquer, havia uma missão a ser cumprida: levar e ao mesmo tempo criar arte com o Estrela Nova. Disposta a orientar e ensinar cada trabalho, a artista plástica chegou com uma bagagem repleta de ideias.

O idioma? Não foi problema! Se o finlandês ou inglês não davam conta, o “bom jeitinho brasileiro” ajudava com uma linguagem corporal utilizada principalmente pelas crianças que não escondiam o entusiasmo e curiosidade de saber mais sobre a Jaana e o país de onde veio: “onde fica a Finlândia?”, “lá é muito frio?”, “o que vocês costumam comer?”, esses e outros questionamentos foram respondidos por ela com muita paciência e simpatia.

Jaana é membro da Associação de Artistas de Vyborg e trabalha há 25 com esculturas e arte comunitária. Em uma entrevista para o Jornal da Cidade de Holambra, ela fala um pouco da importância da arte colaborativa e do seu beneficio para a comunidade. “Trabalhando juntas as pessoas começam a se sentir mais conectadas ao lugar e uns com os outros”, diz Bombin.

Sobre o período que passou no Estrela Nova a artista faz questão de destacar o carinho com que foi recebida e o empenho das crianças e adolescentes durante a confecção do mosaico.

Ela ficou surpreendida com o preparo das crianças que graças às orientações dos educadores, já estavam familiarizadas com a proposta. “Foi bacana ver como eles estavam entusiasmados para trabalhar no projeto, isso me tocou,” diz Jaana.

A importância da arte

Arte é uma forma de expressão, nos diverte, encanta e, principalmente, nos liberta. Durante a criação do mosaico, muitos educandos tiveram a chance de demostrar  seus desejos e anseios, de mostrar quem  são. O que prova que muito além da parte estética, a arte torna-se uma aliada fundamental da educação, pois juntas têm o poder de transformar.

As crianças e adolescentes do CCA  Estrela Nova colocaram literalmente a “mão na massa” no processo de manuseio da argila. Cada arte de cerâmica  produzida é única e representa a imaginação e a criatividade de nossos educandos e de todos aqueles que participaram do projeto.

 

whatsapp