Uma homenagem aos 36 anos de amor e respeito

O Estrela Nova refaz seus votos de amor, respeito e compromisso de vida com a comunidade do Campo Limpo

Desde 1500, vivemos uma história de populações escravizadas, abandonadas, de desrespeito pela vontade dos donos originais da terra, uma história de crescente fragmentação entre riqueza e pobreza. É o oposto dos votos de casamento – justamente na tristeza, na pobreza e na doença, faltam amor e respeito.

É assim que a morte nos separa. Uma polícia que não protege e serve; governos que não priorizam a população e o meio ambiente, que desprivilegiam a saúde, a cultura e a educação.

Desde 1500, indivíduos e grupos de pessoas assumem essas funções essenciais na busca por minimizar tanta desigualdade no Brasil. Algumas ações são soluços, outras permanecem. 36 anos é muito tempo: nesse mesmo período, uma pessoa se aposenta; outra conclui a compra da casa própria; outra ainda consegue garantir usucapião de um terreno; alguém começa e termina os estudos; uma família se forma, os filhos estudam e se casam; uma floresta regenera quase toda sua riqueza de área intocada.

Há 36 anos o Movimento Comunitário Estrela Nova diariamente refaz seus votos de amar e respeitar, reassume seu compromisso de vida com a comunidade do Campo Limpo. 

Feliz aniversário, Estrela Nova!!

whatsapp